Programação II Lincog

ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO

 

As atividades dos dias 21 e 22 de novembro transcorrerão na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no campus da Cidade Universitária (Butantã). O minicurso será registrado e terá seu link disponibilizado aos  inscritos.

As atividades dos dias 23, 24 e 25 de novembro transcorrerão no Instituto de Letras da UFF, no campus Gragoatá. O minicurso será registrado e terá seu link disponibilizado aos  inscritos.

 

21.11 – USP

8h

Entrega de material / Tesouraria - Sala: 266 

9h-12h

Minicurso: Referência e Individuação: Sala 266

Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)

(em português)

12h- 14h

Almoço

14h-14h30

Abertura

14h30-15h30 

Conferência: Estrutura gramatical: entre cognição e pragmática.

Prof. Dr. Heronides Moura (UFSC)

15h30 – 16h

Intervalo

 

16h-17h30

Simpósios

 

Cognição e mudança linguística – Coordenadora Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente (UFRPE) - Sala: 209

Natival Almeida Simões Neto - Operações de conceptualização no léxico e as questões de mudança e herança nas construções x-eir-: da origem latina ao português

Renata Barbosa Vicente / Cristina Lopomo Defendi - Análise linguística e cognitiva de inícios e finais de textos argumentativos

Jussara Abraçado - Futuro no português brasileiro e europeu: gramaticalização e subjetividade

 

Cognição e processamento da linguagem - Coordenador: Prof. Dr. Heronides Moura (UFSC) - Sala: 261

Sidnei Werner Woelfer / Lêda Maria Braga Tomitch - A construção de significados na leitura de cartuns em inglês como língua estrangeira

Monica Alvarez Gomes - Mescla, re-enquadre e recategorização no enunciado irônico

Cleuza Pelá - Movimentos de referenciação, em históricas da mitologia africana, em português brasileiro

Anderson Salvaterra Magalhães / Manassés Pereira Nóbrega - Percepção de causalidade e interpretação temporal: estudo piloto na interface cognição/linguagem

Ângelo Augusto Assunção Damasceno Orio / Pedro de Alcantara Senra de Oliveira Neto - Convergências processuais entre as linguagens musical e verbal: novas portas se abrem para o estudo interdisciplinar

 

Cognição, texto e discurso - Coordenadora: Profa. Dra.  Mara Sophia Zanotto - Sala: 264

Tomás Reis Barreto Penha / Elizabeth Ribeiro Machado da Silva - A materialização das memórias de alfabetização em discursos de futuros professores alfabetizadores

Rochelle Kílvia Nascimento Mendes / Luiz Eleildo Pereira Alves - Abordagem sociocognitivista da construção dos sentidos frente aos processos de recategorização em atividades com vocabulário

Aline Pereira de Souza - Campanhas publicitárias governamentais: a mensagem expressa por meio de projeções

Rafahel Jean Parintins Lima - Construções discursivo-interativa de experiências sociais em entrevistas: questões sociocognitivas e metofológicas

Luciana Soares da Silva - Imagens entrelaçadas: estereótipo, ethos e metáfora no discurso jornalístico

 

Cognição e aquisição - Coordenadora: Profa. Dra. Fraulein Vidigal de Paula (IP-USP) - Sala: 211

Fernanda Carneiro Cavalcanti - Considerações sobre o Gênero da Expressão Convencional “cabra”

Patrícia Elisa Kuniko Kondo Komatsu - O Bilinguismo entre Crianças Brasileiras no Japão

Edson Luiz de Oliveira - Timor-Leste: a meia ilha que é um todo

Agameton Ramsés Justino - A consciência linguística no aprendizado de segunda língua

María Luisa Silva - Uso de expressões referenciais e desenvolvimento da memória de trabalho: Um estudo em crianças entre 5 e 7 anos

 

Cognição e métodos de análise - Coordenador: Prof. Dr. Jan Edson Rodrigues Leite (UFP) - Sala: 212

Danielly Lopes de Lima - Compreensão de anáforas por disléxicos: um estudo cognitivo experimental

Thalita Maria Lucindo Aureliano - Compreensão metafórica em indivíduos surdos

Francisco das Chagas de Sousa - Aplicação do Modelo X-Schemas na compreensão de metáforas espaciais

Felipe Macedo Kopel - Investigação Sobre a Memória de Trabalho e Cognição Usando Ressonância Magnética Funcional

Berla Moraes Moreira / Jan Edson Rodrigues Leite - Gramática e Imagética Convencional na Doença de Alzheimer

22.11 – USP

9h-12h

Minicurso: Referência e  Individuação: Sala 266

Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)

 (em português)

12h-13h30

Almoço

13h30-15h

Simpósios

 

Cognição e mudança linguística – Coordenadora Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente (UFRPE) - sala: 264

Nilza Barrozo Dias - As construções subjetivas avaliativas ao longo dos séculos 

Lucilene Lisboa Rehberg - A construção do mito e o peso da associação metonímica: o caso de Lola/Marlene Dietrich

Filipe Mantovani Ferreira - As analogias no debate parlamentar: o caso da oposição ao PL 122/06

Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque - Análise da construção da "empatia" por meio das narrativas de moradores afetados pela extração de urânio em Caetité-BA

Elaine Cristina Silva Santos - Marcas Gramaticais de Argumentação na Mídia Jornalística Sergipana: o uso do entretanto e suas multifaces

 

Cognição e usos linguísticos - Coordenador: Prof. Dr. Luiz Carlos Cagliari (UNESP- Araraquara) - sala: 262

Luiz Carlos Cagliari - Algumas considerações sobre a Ambiguidade

Andréia Hiromi Mano - Sinalizadores de polidez e seu uso em sentenças imperativas no mandarim e no português

Fernanda Cardoso Fraga Fonseca  - "Superdotação ou talento? Terminologias utilizadas para referir-se a indivíduos com inteligência acima da média"

Leonor de Araujo Bezerra Oliveira - Marcadores da organização do padrão discursivo narrativo: uma abordagem funcional centrada no uso

Elisangela Baptista de Godoy Sartin - A língua portuguesa como uma poderosa arma para a preservação de um grupo minoritário em Olivença

Paulo Jeferson Pilar Araújo - A categoria semântica Controle

 

Cognição e processamento da linguagem - Coordenador: Prof. Dr. Heronides Moura (UFSC) - sala: 261

Michele Denise da Silva - “Um belo dia” em uma perspectiva da neurociência cognitiva

Thaís Fernanda Amorim Cassiano - Análise do processamento de linguagem em indivíduo com malformação no hemisfério cerebral esquerdo: estudo de caso

Kári Lúcia Forneck / Jorge Campos da Costa - A metáfora da interface: Neurociência e Pragmática em diálogo

Saulo Cesar Paulino e Silva - A construção de sentido pela pessoa com deficiência visual e sua percepção cognitiva em eventos audiodescritos

 

Cognição e aquisição - Coordenadora: Profa. Dra. Fraulein Vidigal de Paula (IP-USP) - Sala: 211

Karina Viana Ciocchi Sassi - O espaço conjunto de atenção e as estratégias pragmáticas empregadas para sua manutenção na linguagem infantil

Mariana Kuhlmann - Histórias (re)partidas: a aquisição de língua herança no contexto do refúgio

Kári Lúcia Forneck / Aline Diesel - Objetos digitais de aprendizagem em nível metacognitivo: uma metodologia ativa de ensino da leitura

 

Cognição e métodos de análise - Coordenador: Prof. Dr. Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB) - Sala: 260

Maria Rilda Alves da Silva Martins / Daniel Marra da Silva - Aportes teórico-metodológicos para uma sociolinguística cognitiva

Liliane Carvalho Felix Cavalcante - A compreensão leitora em textos multimodais impressos e digitais: uma proposta metodológica

Mábia Nunes Toscano - Reflexões acerca da pesquisa empírica experimental em sujeitos portadores de Alzheimer

Adan Phelipe Cunha - Circularidades e Equívocos nas Discussões sobre a Hipótese Sapir-Whorf

15h-16h

 Pôster e Lançamento de livros - Sala: 263

Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg / Ana Cecília Nicareta Santos - Mediação semiótica e internalização da função heroica: estudo sobre a significação do filme Thor (2011) de Kenneth Branagh

Helio Ponciano da Silva - Consciência metatextual se aprende: uma breve reflexão sobre o desenvolvimento da habilidade de argumentar em produções escritas

Tatiane dos Santos Ramos Arantes / Cristina Lopomo Defendi - Os usos do ‘mas’ em textos argumentativos cultos escritos e orais

Clara Regina Gonçalves da Silva - Metáfora e argumentação em debates orais

Mateus Rodrigues de Moura - Então como operador argumentativo em debates orais: um estudo funcional

Bruno Magalhães Barbosa - Games e narração: uma proposta de sequência didática

Anna Karolina Miranda Oliveira - A língua de herança latino-americanos expatriados: a preservação da identidade linguística e cultural

Pedro Gomes da Silva Neto - Análise dos aspectos metafóricos e da transitividade do verbo "virar" na fala barra-garcense: entre o domínio linguístico e cogn

Kelly Cristhel do Nascimento Pimentel - Análise da ferramenta "google tradutor": a relação entre os estudos linguísticos, neurocientíficos e em inteligência artificial

Mariana Sena da Mata Queiroz - Linguística funcional e cognição: análise dos processos de referenciação na produção textual no Ensino Médio

Ariane Coelho David Hirche - Capacitismo no contexto escolar inclusivo

Joshua M. Martin - Speech Graph Analysis of REM and non-REM Dream Reports

16h-17h30

Projeto Lincog – encaminhamentos

Profa. Dra. Nilza Barrozo Dias (UFF)

Profa. Dra. Maria Jussara Abraçado de Almeida (UFF)

Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (USP)

Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo (USP)

 

 

 

23.11 – UFF

8h

Entrega de material

9h-12h

Minicurso: Referência e Anáfora

Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)

(em português)

Auditório 218 - bloco C

12h-14h

Almoço

14h-15h

Conferência: Da percepção à formação dos conceitos: uma abordagem cognitivo-ecológica

Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN)

Auditório 218 - bloco C

15h-16h

Pôster - Saguão do segundo andar - Bloco C

Túlio de Santana Batista - A construção de sentido do feminino no conto "A Moça Tecelã", de Marina Colassanti

Pâmela Fagundes Travassos - Dando uma olhada em complexos verbo-nominais: uso e percepção sob uma abordagem construcional

Michele Monteiro de Souza/ Maria Cristina Name - O processamento de estrututas coordenadas em PB

Maria Sheyla Gama Sousa/ Poliana Felix de Souza - A anáfora em textos argumentativos: um estudo de caso com acadêmicos ingressantes

16h-17h

Workshop: O emprego do rastreador ocular nas investigações linguísticas

Profa. Dra. Marcia Schmaltz (UFMG)

Auditório 218 - Bloco C

 

24.11 – UFF

9h-12h

Minicurso:  Referência e Anáfora

Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)

Auditório 218 - bloco C

12h-13h30

Almoço

13h30-15h30

Simpósios

Cognição e mudança linguística - Coordenadora: Profa. Dra. Márcia dos Santos Machado Vieira (UFRJ) - sala: 201 - Bloco C

Jorge Luiz Ferreira Lisboa Júnior - A Hipótese da Convergência Ablativo-Genitivo: Motivação Cognitiva e Implicações para Rede Semântica do Genitivo em Português

Monclar Guimarães Lopes - Transitivização de verbos inacusativos no português brasileiro

Lauriê Ferreira Martins - O desenvolvimento de construções avaliativas com "super", "hiper" e "mega": uma abordagem linguística centrada no uso

Ana Paula Gonçalves Durço - Multifuncionalidade e intersubjetividade em construções com o marcador discursivo "então"

Marcela Zambolim de Moura - Desenvolvimento do complexo oracional subjetivo para a instanciação do posicionamento do falante em uma abordagem construcional

Cognição e usos linguísticos 1 - Coordenador: Prof. Dr. Diogo Oliveira R. Pinheiro (UFRJ) 

Recorte temático: Estudos gramaticais em perspectiva funcional-cognitiva: fonologia, morfologia e sintaxe - Sala: 203 – Bloco C

Davidson Martins Viana Alves - Fonologia cognitiva e uso linguístico: os róticos de africanos francófonos e anglófonos

Wallace Bezerra de Carvalho / Carlos Alexandre Victório Gonçalves - A Morfologia Construcional aplicada à Flexão do Português Brasileiro

Igor de Oliveira Costa - “pense numa cachorraiada doida”: Construções Morfológicas e Quantificação na LP

Robson Borges Rua - A conceptualização de expressão de futuro mais recorrentes no Português Brasileiro (PB)

Heloise Vasconcellos Gomes Thompson - A relação de semelhança no PB à luz da GCBU

Fernanda da Silva Ribeiro - A Construção de Movimento-Causado no Português Brasileiro

Dayanne de Oliveira Silva / Diogo Oliveira R. Pinheiro - A SEMIPRODUTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DE COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL: COMO FALANTES EVITAM SUPERGENERALIZAÇÃO?

 

Simpósio: Cognição e usos linguísticos 2 - Coordenador: Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP)

Recorte temático: O estudo do significado em perspectiva funcional-cognitiva - Sala: 210 – Bloco C

Rachel Maria Campos Menezes de Moraes - Dêiticos de lugar e esquemas imagéticos em amostras de fala do Português Brasileiro

Helen de Andrade Abreu - "We", "you" ou "they": processos cognitivos na escolha de pronomes pessoais

Dailane Moreira Guedes - A alternância entre pronomes possessivos de 3ª pessoa: uma abordagem experimental

Thiago Laurentino de Oliveira - Por uma abordagem experimental das formas de tratamento no Português Brasileiro: em cena, os clíticos de 2ª pessoa

Sandra Pereira Bernardo / Naira de Almeida Velozo - Conceptualização da contrariedade na mediação: usos do mas(cláusula) como construtor de espaços epistêmicos e conversacionais

 

Cognição e processamento da linguagem - Coordenadora: Profa. Dra. Beatriz Decat (UFMG) e Profa. Violeta Rodrigues (UFRJ) - Sala: 217 - Bloco C

 

Juliana Benevides de Almeida - Análise do processamento de sintagmas preposicionados ambíguos em português brasileiro

Nívia Maria Assunção Costa - TELETANDEM: Estratégias sociocognitivas para o processamento de mal-entendido em PLA/PLE

Mercedes Marcilese / Sara de Oliveira Gomes Barreto/ Agata Avelar - Idiomaticidade, frequência e contexto discursivo no processamento de expressões idiomáticas do PB

Glaucia do Carmo Xavier  - O aspecto verbal e sua representação na gramática mental

 

Cognição, texto e discurso - Coordenador: Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN) -Auditório 218 - Bloco C

Adriano Dias de Andrade - Metáforas Multimodais em Anúncios Publicitários Impressos

Michele Cristine Silva de Sousa - A relevância do estudo da anáfora para a produção textual

Fernando Davidovitsch - RIKUD VIRA-LATA: Um título da metáfora do corpo em um trabalho de dança

Fabiana Esteves Neves  - O gerenciamento metalinguístico como componente do letramento linguístico acadêmico

Nathalia Luiz de Freitas - Conceptualizações metafóricas sobre o “Golpe” contra Dilma Rousseff: uma análise sociocognitiva-discursiva de sua dimensão argumentativa

Ana Lúcia Farias da Silva - Cognição e ensino de Línguas: aplicando os estudos linguísticos e cognitivos para o trabalho com a escrita

 

Cognição e aquisição - Coordenadora: Profa. Dra. Luciane Corrêa Ferreira (UFMG)  - Sala 501 - bloco C

Fabricio Marvilla Fraga de Mesquita - Conscientização articulatória na assimilação das vogais médias do português brasileiro para hispano-falantes

Suelen Érica Costa da Silva - Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita

Luciane Correa Ferreira / Catarina  Valle Flister - Aprendizagem de Português como Língua Adicional e o uso da metáfora

15h30-16h

Intervalo

16h- 17h

Workshop: O emprego do rastreador ocular nas investigações linguísticas

Profa. Dra. Marcia Schmaltz (UFMG)

Auditório 218 - Bloco C

 

25.11 – UFF

 

9h-12h

Minicurso: Referência e Anáfora

Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)

Auditório 218 - Bloco C

12h-13h30

Almoço

13h30-15h30

Simpósios

Cognição e mudança linguística - Coordenadora: Profa. Dra. Márcia dos Santos Machado Vieira (UFRJ) - sala: 201 - Bloco C

Bruna Gois Pavão Ferreira - Construção relacional com ficar, tornar-se e virar

Marcello Ribeiro - O papel funcional-cognitivo em construções correlativas aditivas: uma perspectiva funcionalista

André Felipe Cunha Vieira - Construções de Foco do Galego: Construcionalização e Mudança Construcional

Ana Carolina Mrad de Moura Valente - Breve análise das expressões do futebol sob a ótica das mudanças semânticas

Maria Célia Lima-Hernandes / Nilza Barrozo Dias/ Maria Jussara Abraçado - Quantidade como ponte para a intersubjetividade.

 

Cognição e usos linguísticos 1 - Coordenador: Prof. Dr. Diogo Oliveira R. Pinheiro (UFRJ)

Recorte temático: Estudos gramaticais em perspectiva funcional-cognitiva: fonologia, morfologia e sintaxe

Sala: 203 – Bloco C

Joabe da Silva de Souza / Diogo Oliveira R. Pinheiro - Intersubjetividade e polissemia construcional: o caso da construção "bem que x" do português brasileiro

Violeta Virginia Rodrigues / Aline Ponciano Silvestre - Cláusulas relativas desgarradas e não desgarradas

Diego da Silva Vargas - Leitura e cognição: A leitura integrativa e o ensino de leitura em espanhol no ensino fundamental

Taís Bopp da Silva - Cognição social e sua relação com a variação linguística: uma revisão integrativa

Patrícia Oliveira de Freitas - Integração conceptual em nomes populares dados aos órgãos sexuais e a sua relação com o tabu

Anna Carolina Ferreira Carrara / Neusa Salim Miranda - “Eu super hiper amei o look romântico assim!": o ambiente discursivo da construção prefixal de modificação de grau

 

Cognição e usos linguísticos 2 - Coordenador: Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP)

Recorte temático: O estudo do significado em perspectiva funcional-cognitiva - Sala: 210 – Bloco C

 

Lídia Spaziani - Marcas de preconceitos e estigmas em provérbios em tema ‘ciganos’: uma análise funcionalista e cognitiva

Viviane da Fonseca Moura Fontes - Dêixis e Construal: estratégias intersubjetivas no uso de “nós”

Cristina Lopomo Defendi - A conclusão em textos dissertativos-argumentativos: métodos de análise

Alexandre Batista da Silva - Os dêiticos locativos lá e ali e as coordenadas espaciais em português brasileiro

Ludmila dos Santos Guimarães - O status informacional do referente nos planos discursivos na organização do conhecimento em bases de dados científicos brasileiras

 

Cognição e processamento da linguagem - Coordenadora: Profa. Dra. Beatriz Decat (UFMG) e Profa. Violeta Rodrigues (UFRJ) - Sala: 217 - Bloco C

 

Célia Regina dos Santos Lopes / Bruna Brasil Albuquerque de Carvalho - O efeito da variável “tipo de interação” sobre a percepção dos pronomes tu e você: uma análise experimental com cenas dubladas

Vânia Gomes de Almeida - IDENTIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONSTRUÇÕES DE ESTRUTURA ARGUMENTAL:
UM EXPERIMENTO A PARTIR DA MODELAGEM LINGUÍSTICO-COMPUTACIONAL

Marisa Helena Degasperi - PRESSUPOSTOS CONEXIONISTAS SOBRE RETENÇÃO MNEMÔNICA DE CONCEITOS ABSTRATOS EM PESSOAS CEGAS

 

Cognição, texto e discurso - Coordenador: Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN)  - Auditório 218 - Bloco C

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo - Perspectivação e emoção nas campanhas contra o Aedes Aegypti no Brasil

DALBY DIENSTBACH - O PAPEL DAS METÁFORAS NA ORGANIZAÇÃO COGNITIVA DOS GÊNEROS

Cristina Normandia dos Santos / Maria Teresa Tedesco V. Abreu - A retomada e (re)construção de referentes, anaforicamente, em comentários publicados no Facebook

Romana Castro Zambrano - Reflexões teóricas e metodológicas em relação a uma análise do discurso cultural-contrastiva: o papel da semântica cognitiva

Cognição e métodos de análise - Coordenadora: Profa. Dra. Solange Vereza (UFF)  - Sala:214 - Bloco C

Melina Souza - ESPAÇO, TEMPO E FINALIDADE: UMA ANÁLISE COM BASE NA SEMÂNTICA DE FRAMES E NA TEORIA DE ESQUEMAS IMAGÉTICOS

Flávia Saboya da Luz Rosa - Um estudo da metáfora conceptual RAZÃO É VOZ: três dimensões, cinco passos e instanciações construcionais

Solange Coelho Vereza - Perspectivas metodológicas no estudo da metáfora

Renata Barbosa Vicente - ANÁLISE EM INÍCIOS DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS: UM ESTUDO COGNITIVO

Thayssa Taranto Ramírez - Contrafactualidade em postagens humorísticas do twitter: uma análise preliminar

Dany Thomaz Gonçalves/ Ana Cristina Jorge/ Lívia Carolina Baenas Barizon/  Mônica Soares/ Naharan Purcino/ Waldemar Ferreira Neto/ Pâmela Teixeira Ribeiro - Zonas arritmo-semânticas: abordagem estatística da repetição lexical

15h30-16h

Intervalo

16h-17h

Workshop: O emprego do rastreador ocular nas investigações linguísticas

Profa. Dra. Marcia Schmaltz (UFMG)

Auditório 218 - Bloco C

17h

 

 

18h

 

Mesa de lançamento de obras e encerramento do II Lincog

Auditório 218 - Bloco C

 

Coquetel - Saguão do 2o. andar - Bloco C