O Evento

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) convidam a comunidade acadêmica para participar do II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (II LINCOG) a ser realizado entre os dias 21 e 25 de novembro de 2016. O evento será sediado em ambas as universidades: de 21 a 22 de novembro, as atividades transcorrerão na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no campus da Cidade Universitária (Butantã); e de 23 a 25 de novembro, no Instituto de Letras da UFF, no campus Gragoatá.

O Simpósio destina-se à discussão de resultados de pesquisas voltadas a uma abordagem cognitivista, funcionalista ou cognitivo-funcional dos fenômenos linguísticos e multimodais, valorizando uma abordagem multi ou interdisciplinar da linguagem em sua interface com os aspectos conceptuais, interacionais e sociais. 

O evento contará com a presença do prof. Dr. Christian Lehmann, da Universidade de Erfurt (Alemanha), que ministrará dois minicursos de 15 (quinze) horas cada, entre os dias 21 e 25 de novembro, sobre Referência e anáfora (na UFF, Niterói) e sobre Referência e individuação (na USP, São Paulo). Os participantes que optarem pela inscrição em apenas uma das universidades poderão assistir ao minicurso ministrado na outra sede  por meio de videoconferência.

Além disso, haverá um workshop sobre as possibilidades científicas do Eyetracking no campo da linguagemministrado pela profa. Dra. Marcia Schmaltz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 23 e 25 de novembro, na UFF, porém com videoconferência para os inscritos que optarem por participar a partir da USP.